7 de novembro de 2018

Marcos Damascena

Mestre Marcos Damascena

Marcos Damascena nasceu em Poções – Bahia, em 1981 e radicou-se em São Paulo há 18 anos, onde iniciou sua carreira artística estudando com os maiores nomes da arte no Brasil.

Estudou técnica de desenho e desenho de figuras ao vivo com o professor Luis Alberto, na Associação Paulista de Belas Artes. Depois, estudou a teoria da cor e anatomia dos animais, com ênfase no estudo de cavalos, com o mestre Jorge Abraão Esteves.

Seu talento se desenvolveu com velocidade surpreendente. Damascena definiu seu estilo pintando em camadas finas e retratando detalhes extraordinários, uma qualidade que lhe permitiu ser honrado com vários prêmios.

Considerado como o maior pintor de cavalos da América Latina e do mundo com seu estilo ultra realista. Participou de inúmeras exposições e revistas especializadas.

O artista sempre com o anseio de ir além dos rótulos decidiu escrever uma nova abordagem nos seu temas. Partindo da poética do humano, trabalhando emoções e vidas… Véu de expressões foi sua marca que o deixou reconhecido ainda mais no cenário artístico! Pintar vai além das formas tradicionais da figura; de forma direta ela transmite as emoções e particularidades que o deixa como artista virtuoso. Evoluindo, trabalhou com nus e formas femininas de um colorido único sem deixar as formas reconhecíveis e detalhistas que são característica do seu trabalho.Damascena entrou para o roll dos maiores pintores de arte fina do mundo, sendo o primeiro artista residente no Brasil a ser mestre vivo da ARC Renewal (www.artrenewal.org). Hoje em dia, a maior entidade de representação de arte fina no mundo.

Fundou então, a Academia Damascena de Arte, Cultura e História (ADACH). Entidade que levará arte e conhecimento às crianças e adultos carentes do Brasil. Damascena vem marcando sua presença na pintura realista brasileira com seus quadros valiosos e de sublime expressão e beleza.

Ele é elogiado pelos críticos como sendo clássico e moderno. Damascena é um legado para o Brasil, saudado por sua habilidade técnica e criativa.



Experiência profissional

Professor de desenho e pintura

Como profundo conhecedor de arte Marcos Damascena também realiza palestras e workshops, o que o leva a ser repetidamente convidado como membro de júris em vários salões de renome, como na APBA (Associação Paulista de Belas Artes)

Membro da Academia de Arte Moderna em Roma

Bem o descrevem, as palavras abaixo, delineadas pelo crítico de arte Emmanuel Von Lauenstein Massarani e Superintendente do Patrimonio Cultural da Assembleia Legislativa do Estado de SP.

“Na magia da forma sugerida pela natureza, Marcos Damascena intervém com sua imaginação e criatividade e mistura diferentes matrizes culturais, despertando múltiplos sentimentos e sensações nos observadores de suas obras. O artista constrói seu trabalho por meio de forma e cor e é capaz de transmitir o tema ao observador, em completa harmonia e poesia. Com boa técnica e riqueza de detalhes, ele delineia o tema na tela. O desenho claro é preenchido com tons lúdicos de luz, que lentamente reduz e mitiga a iluminação suave e evocativa.”

Principais Exposições e Premiações

  • Exposição: Coletiva negro sim! Centro cultural de Suzano 2006
  • Exposição: Coletiva negro sim! Centro cultural de Suzano (2) 2007
  • Exposição: Olhar rural. Centro cultural de Suzano 2007
  • Exposição: Dos professores. Centro cultural de Guarulhos 2008
  • Exposição: Artista fundadora do Museu do Esporte. SP MESP 2009
  • Exposição: Véu de expressões. Assembléia Legislativa de São Paulo 2009
  • Exposição: Cores de maio. Galeria Fakiane em campinas 2010

Principais Prêmios

  • Primeiro Salão de Arte de Embu: medalha de ouro
  • Salão Internacional de calibre linha NAFA: Medalha de Ouro
  • APBA Hall of Nature Dead: Medalha de Prata
  • APBA Hall of Thumbnail: Medalha de Bronze
  • APBA Salão da Primavera: Rosa Bronze
  • Salão de Arte de Pinheiros: Medalha de Bronze
  • Salão Internacional de Roma: Medalha de Ouro
  • Salão Internacional de Viena: Medalha de Ouro

O jovem artista Damascena, com apenas 36 anos de idade, vem se destacando no cenário artístico brasileiro e mundial, e com certeza ainda nos promete belas surpresas.

Veja algumas obras do artista Marcos Damascena